terça-feira, 20 de outubro de 2015

Porquê a disciplina Área de Integração?

  • A sua designação remete-nos, desde logo, para uma ideia de transversalidade e encontro de conhecimentos de diferentes áreas disciplinares, disponíveis para serem aplicados numa melhor compreensão do mundo contemporâneo.
    Programa de Área de Integração
Na Escola são leccionadas numerosas disciplinas, correspondendo frequentemente o seu nome ao de uma Ciência. Exemplos: Biologia, Física, Química, Economia, História. Cada uma corresponde a um código de leitura do real, apresentando um conjunto estruturado de saberes, o respectivo objecto científico. Mas a realidade é só uma – o objecto real é único -, pelo que a compreensão dos fenómenos em toda a sua complexidade, obriga à convocação dos vários saberes disciplinares. Esta atitude metodológica designa-se por interdisciplinaridade, acima referida como “uma ideia de transversalidade e encontro de conhecimentos de diferentes áreas disciplinares”.

A compatibilização do ensino/aprendizagem de áreas disciplinares diferentes com a transversalidade proposta em AI levou a atribuir conteúdos no 1º ano a Geografia, no 2º a Economia e no 3º a Filosofia.

Imaginando o diagnóstico e tratamento de um doente...
1. Refere o objecto real.
2. Refere os objectos científicos.
3. Explica a necessidade de uma atitude interdisciplinar.

Sem comentários:

Enviar um comentário